sábado, 4 de junho de 2011

1º fichamento


Tema: Biologia Molecular na odontologia: Métodos comumente utilizados na cariologia.

Referência Bibliográfica: Natália Valarine, Renata Kirita Doi, Sandra Mara Maciel, Regina Célia Poli- Frederico.
 
  A cárie dentária é uma doença de origem bacteriana de caráter multifatorial. A doença cárie é um processo dinâmico que inicia com a desmineralização submicroscópica do esmalte podendo chegar à perda de substância dental com formação de cavidade até a destruição total do dente. Apesar de muitos esforços, a cárie dentária ainda é uma das doenças bucais mais comuns e afeta, principalmente, jovens e crianças. Sendo necessária a ajuda da genética para fornecer subsídios para o desenvolvimento de novas estratégias de prevenção, diagnóstico, tratamento, avaliação de risco e compreensão patogênese.
   Os avanços no conhecimento da biologia molecular e do genoma humano citados na revisão lida forneceram e temos que acreditar que continuarão fornecendo evidências de que muitas das doenças humanas têm influência nas alterações e nas estruturas genéticas. Sabe que estão sendo feitos muitos com o objetivo de investigar a genética na contribuição para a cárie dentária.
Há um avanço nessa pesquisa, novas técnicas, métodos estão surgindo para fazer as avaliações com ralação as informações genéticas, daí novas terapias e tratamento fazem desse trabalho uma evolução. Evolução essa que ainda é insuficiente.
       A minoria dos pacientes que chegam aos consultórios dentários está livre da doença cárie. Mas, que eles têm padrões de vida e práticas de higiene bucal que os pacientes com a doença. E que muitos deles fumam, não tem uma boa higienização bucal, trauma oclusal e interessante que são livres de cárie dentária.
    É óbvio que estes casos excepcionais devem haver alguns elementos que devem participar nessa resistência contra estas determinadas doenças.
    O cirurgião dentista deve se preocupar com essa realidade e se preparar para o “novo” e ficar “aberto” à informação a respeito das novas possibilidades, para incorporá-la no cotidiano de sua clínica.
     Como estudante de odontologia, espero talvez não tão longe, tenha o privilégio e o prazer de encontrar uma realidade completamente diferente e nova, aonde a cara da odontologia seja vista com outros olhos, mais acreditada. Sendo assim serei uma profissional com mais coragem e com boas expectativas.
    A luta por melhores qualidades nos tratamentos, a aplicação de terapias individualizadas melhoraram de forma significativa a qualidade dos tratamentos e, consequentemente a tão sonhada qualidade de vida dos cidadd

Nenhum comentário:

Postar um comentário