TEMA: TABACO E DOENÇAS PERIODONTAIS
BIBLIOGRAFIA: ANA SOFIA VINHAS JOSÉ JÚLIO PACHECO
O consumo de tabaco é reconhacido como o mais importante faor de risco ambiental da doença periodontal. Na atualidade, existem aproximadamente 1.300 milhões de fumadores no mundo. Destes, mais de900 milhões vivem em países em desenvolvimemto.
O que se observou nas afirmaçõe dos autores que eles focam o efeito da nicotina no organismo, mas a verdade é que o fumo do tabaco contém muitos outros compostos, altamente tóxicos, venenosos para organimos vivos e células, sendo a nicotina injustamente responsabilizada pelos efeitos adversos do fumo do cigarro. É a droga mais usada e por um grande período de tempo, ou seja, efeitos do tabaco no periodonto são derivados de uma exposição crônica e prolongada.
Com o estudo foi constatado que os fumadores apresentam maior profundidade de sondagem, maior perda de inserção clínica, maior perda óssea e consequentemente maior perda dentária. Por isso, o tabaco tem sidoconsiderado um fator de risco verdadeiro para a doença periodontal.
Atualmente, o tabaco promove limitações em vários procedimentos clínicos e sabe-se também que os fundadores respondem de forma semelhante, terapia periodontal instituida, comparado aos não fumadores.
É importnte que se saiba que se saiba que a pesar do consumo do tabaco ser considerado um dos principais fatores de risco para a doença periodontal esta condição parece ser reversível. Por isso, o que se aconselha é que os fumadores abandonem ou interrompam o hábito de fumar, para que o tratamento periodontal tenha êxito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário