Tema: O papel da Odontologia na equipe interdisciplinar: contribuindo para a atenção integral ao Idoso.
Bibliografia: Rosemary Sadami Arai Shinkai
No trabalho estudado, procurou-se expor a interdisciplinaridade dos aspectos de saúde bucal e de saúde geral no atendimento ao idoso, ressaltando a importância do conhecimento através da troca de informação. Esse aspecto é fundamental em todos os níveis de atendimento, seja na promoção de saúde, na prevenção específica ou na reabilitação, e envolve não apenas a equipe de profissionais, mas também os idosos e seus familiares, as autoridades e a comunidade. Assim, a informação possibilita o encontro das diversas atuações profissionais por meio de ações integradas mais objetivas e eficazes, que respeitem as necessidades reais do idoso. Nesse contexto, a Odontologia também se torna parte do time, à medida que é percebida como necessária.
Especificamente na área odontológica, alguns problemas podem ser detectados e devem ser somados rapidamente. Um deles é a necessidade urgente de formação de recursos humanos capacitados em odontologia geriátrica para o atendimento especializado ao idoso, principalmente aos indivíduos com incapacidades. Um dos problemas da assistência de programas preventivos direcionados a terceira idade em nível coletivo.
A odontologia deve obter na geriatria e na gerontologia as bases para uma visão geral do idoso e o envelhecer.
É importante entender que não há um idoso único, mas sim que cada idoso é único e que, portanto, não haveria a possibilidade de uma visão generalizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário