Tema: Análise comparativa da flexibilidade de instrumentos endodônticos, submetidos ou não a tratamentos térmicos.
Bibliografia: Sérgio Koiti Kanei, Marcelo dos Santos, Antônio Carlos Bombana
O sucesso endodôntico é derivado da obturação definitiva e hermética do canal cirúrgico, possibilitado pelo adequado preparo do canal radicular onde se procura obter o máximo de limpeza e uma melhor modelagem. Entretanto, em certas ocasiões, o canal radicular apresente-se visivelmente encurvado, detalhe anatômico que dificulta a adaptação dos instrumentos às paredes dentinárias e suas ações associadas à manutenção da forma original do canal radicular.
Isso só ocorre com o domínio técnico, o conhecimento, o adestramento profissional, à experiência clínica e as propriedades mecânicas dos instrumentos.
O objetivo do trabalho estudado foi avaliar a flexão de instrumentos tipo k e Flexofile de números 15, 25e 30 submetidos a uns tratamentos térmicos recristalizador comparada com a de outros, não-tratados.
O tratamento recristalizado diminuiu a resistência à flexão das limas tipo K de forma significativa para as numerações e angulações estudadas. As limas do tipo Flexofile sofreram redução da resistência à flexão, porém não estatisticamente significante em todas as condições experimentais, exceto para a lima número 25 tratada.
As limas tipo K são mais susceptíveis ao tratamento térmicos recristalizador como se observou neste estudo, quando comparadas com limas Flexofile.
Nenhum comentário:
Postar um comentário